segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bolo de iogurte e abacaxi

Adoro bolos, bolinhos, pastéis... tudo o que seja doce eu acho que simplesmente adoro...
Tenho várias receitas de bolo de iogurte, todas elas diferentes mas também deliciosas.
Cá por casa existia (já não existe mais) um abacaxi (diferente do ananás) que eu olhava para ele e perguntava: "Quando é que eu te irei comer??", vai daí e inspirada nas últimas novidades dos blogues que eu sigo, decidi fazer um maravilhoso bolinho de iogurte e colocar o "desprezado" abacaxi... Ficou de comer e chorar por mais...

Ingredientes - Receita adaptada do original da revista Cozinha Prática de Sucesso nº 81 Especial Receitas Económicas

200 gr de manteiga
200 gr de açúcar
4 ovos (no original são 3 ovos e 1 gema)
200 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 iogurte natural
1 abacaxi descascado e cortado aos pedaços pequenos (este ingrediente foi o meu acrescento á receita original)

Preparação:

Bata muito bem a manteiga com o açúcar até deixar de sentir o granulado.
Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.
Peneire a farinha com o fermento e junte ao preparado.
Por fim acrescente o iogurte e o abacaxi aos pedacinhos e incorpore tudo.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha um forma de buraco.
Coloque a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 minutos.
Retire depois de cozido, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Nota: o bolo devia ter crescido um pouco, mas devido ao peso do abacaxi ficou um bolo baixo.
Se preferirem também podem polvilhar o bolo com um pouco de canela em pó depois de desenformar.

Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas