quarta-feira, 9 de maio de 2012

Bolo de Bolacha "da Maria"


A 1ª vez que provei esta sobremesa, foi num jantar de amigas cá em casa. A minha amiga S. ficou de trazer a sobremesa e presenteou-me com esta delicia não só para os olhos mas também para o estômago. Confesso que adorei e enquanto este doce existiu no frigorífico não comi outra coisa... (A dieta estava a ficar arruinada).


Outro dia convidou-me ela para ir jantar lá a casa e disse: "Não tragas sobremesa que eu faço-te o bolo de bolacha... ", acho que aquilo foi música para os meus ouvidos (perdoem-me mas sou imensamente gulosa!!).
Ficou a foto para a posteridade e a partilha da receita com quem me segue para que possam cometer o pecado da gula...


Ingredientes (para 8 pessoas)

1 embalagem de mousse de chocolate instantânea (2 saquetas)
5 dl de natas
1 colher de sopa de açúcar em pó por cada pacote de natas
3 pacotes de bolacha Maria (deve reservar 1/2 pacote para ralar para a decoração)
3 dl de café forte



Preparação:

Faz-se o preparado da mousse de chocolate conforme as instruções no verso da embalagem e reserva-se no frigorífico.
Bate-se muito bem as natas com o açúcar até prender.
Prepara-se o café bem forte (sem açúcar) só com água.
Depois começa-se a construir o bolo numa forma de metal sem fundo sobre o prato, passando as bolachas pelo café e sobrepondo no prato dentro do aro de metal, uma primeira camada de bolacha, seguida de uma camada de chocolate, novamente bolacha, seguida de natas, seguindo sempre este esquema, sendo que a última camada deverá ser de chocolate.
Por fim polvilha-se com bolacha ralada e leva-se ao frio até solidificar bem. Desenformar antes de servir.
Não deverá utilizar grandes camadas dos cremes de cada vez para o bolo ficar bem estável.






Bom apetite!

6 comentários:

  1. ADORO BOLOS DE BOLACHAS .FORAM OS PRIMEIROS QUE APRENDI A FAZER.
    E COM CHOCOLATE SÃO DOS MEUS PREFERIDOS.
    PODES FAZER SEM SER NA MFP, AMASSA-SE Á MÃO E DEPOIS DEIXA-SE LEVEDAR.
    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje ando cega de todo ai, só li metade da receita, ou seja até á parte da máquina fazer tudo por nós. O meu forno não é assim tão moderno que ponha as coisas a levedar, vai ficar mesmo em cima da placa a levedar, a cozinha é quente o suficiente para isso.
      Vou experimentar no fim de semana com calma :) talvez a 180º o pão coza como eu quero.

      Eliminar
  2. humm, sendo assim melhor, pois ainda não vi por cá uma máquina de pão que me encha as medidas... presumo que depois de levedar levo ao forno a cozer? mais ou menos quanto tempo acha que é preciso? e qual a temperatura? obrigada e beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Deve ser muito agradável, com a mousse de chocolate não conhecia;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica simplesmente divinal... eu tenho ainda uma outra receita também de bolo de bolacha mas leva um molho para cobrir... tenho que a fazer pois há anos que não a faço...
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Catarina, não conhecia e gostei muito.
    Muito obrigada pela sugestão, que vou anotar e fazer.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas