sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bacalhau com béchamel no forno e o 1º mês do meu blogue


O meu blogue faz hoje 1 mês de existência, com mais de mil visitas e muitas pessoas que não se mostram por aqui (é via facebook) a apoiar-me e a dar-me os parabéns. A todos vocês o meu muito OBRIGADA! Não sou uma cozinheira de mão cheia, mas aquilo que faço gosto de fazer muito bem! E porque hoje são todos convidados para esta pequena celebração decidi apresentar o meu prato favorito de bacalhau. Sempre que alguém vem cá a casa, espera que eu faça este prato que é simplesmente divinal... A conjugação de sabores confere-lhe um paladar único. Aprendi a fazê-lo com a minha mãe e há uns tempos ao folhear com calma uma das minhas centenas de revistas de cozinha, lá estava a mesma receita, tão pequenina que mal se dava por ela. Esta pequena maravilha requer algum tempo principalmente se for confeccionado para mais do que 4 pessoas... A minha mãe ensinou-me a fazer "a olho" e é assim que eu faço sempre, mas para quem me segue deixo com as quantidades para que se torne mais fácil calcular.


Ingredientes (4 pessoas)

600 gr de batata
2 postas de bacalhau demolhado
300 gr de cenoura
1 couve coração ou lombarda
2 ovos
2 dentes de alho
2 cebolas
1 dl de azeite
1 folha de louro
1 litro de molho bechamel de compra
sal e azeitonas pretas q.b.


Preparação:

Descasque as batatas e as cenouras e corte em cubos.
Lave bem a couve e corte em juliana.
Num tacho grande, coloque as batatas, a cenoura, a couve, o bacalhau e os ovos a cozer como se estivesse a fazer bacalhau cozido. Tempere com um pouco de sal.
Depois de cozido, escorra tudo, limpe o bacalhau de pele e espinhas e descasque e corte os ovos em rodelas com a ajuda do cortador de ovos (ou com uma faca bem afiada).
Entretanto numa frigideira, coloque o azeite, a cebola cortada ás rodelas finas e o alho picado e deixe refogar até a cebola ficar macia. Coloque também a folha de louro.
Ligue o forno a 200º.
Numa travessa coloque camadas alternadas de cebolada, mistura das batatas + cenoura + couve e bacalhau.
Disponha as rodelas de ovo cozido e cubra com o bechamel. Coloque as azeitonas e leve ao forno a gratinar. Sirva de imediato.


Bom apetite!

6 comentários:

  1. Este bacalhau é mt bom msm... PARABÉNS pelo 1°mês ... festejado com este bom Bacalhau q é uma receita mt antiga...Bjs

    ResponderEliminar
  2. MUITOS PARABÉNS! Espero que o blog conte muitos mais meses, anos e anos e anos :D:D:D

    bjcs

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto Caratina, gostei imenso deste teu pratinho.

    Parabéns pelo blog, voltarei mais vezes.

    Bjs

    http://narwencuisine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Delicioso!!!
    Catarina, faz os vol-au-vent com a maionese geladinha ;)
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  5. Vou fazê-lo hoje :) se ficar igual ao da tua mãe vai ficar delicioso...e Parabéns pelo teu 1º mesito :)continua a brindar-nos com estas receitas maravilhosas!!!bjox

    ResponderEliminar
  6. Amiga bom dia.
    Adoro teu blog é um sucesso
    Lindo dia.
    Beijos

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas