domingo, 22 de abril de 2012

"É um pastel de nata e um café sff" - Pastéis de nata

Quem não aprecia um bom pastel de nata? Acompanhado com um café ou mesmo simples apenas polvilhado com canela, esta pequena iguaria agrada a todos... A receita que aqui apresento (adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha nº 147 - Junho 2008) é bastante trabalhosa, mas no final o resultado é compensado com a gula dos olhares dispostos a não deixar nem um...

Ingredientes:

400 gr de massa folhada congelada de compra

Recheio:
1 dl de água
300 gr.de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
5 dl de leite
6 gemas
2 ovos

Preparação:

Estenda a massa até obter uma espessura fina e pincele-a com água fria. Enrole-a formando um rolinho fino. Corte-a em círculos iguais e forre forminhas. Transfira-as para um tabuleiro.

Prepare o recheio:
Leve a água ao lume com o açúcar. Deixe ferver até obter ponto-fio: mergulhe os dedos em água fria e coloque uma gota da calda de açúcar entre o polegar e o indicador. Ao afastá-los,  forma-se um fio sem grande resistência; retire do lume e reserve.
À parte, dilua a farinha num pouco de leite frio e junte depois o restante leite, as gemas e os ovos misturados com um garfo. Por fim, acrescente a calda, mexendo. Leve ao lume, em banho-maria, por 10 minutos, sem parar de mexer. Verta sobre as forminhas e leve a meio do forno, preaquecido a 250º, por 25 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas