terça-feira, 24 de abril de 2012

Compota de abóbora com amêndoa


As compotas sempre fizeram parte da despensa da casa dos meus pais desde que me lembro... Feitas por ambos, das mais variadas frutas dos terrenos de cultivo da família. E desde miúda que tenho o hábito de as comer acabadas de fazer num pedaço de pão e sentir os paladares da fruta "caseira"...
Esta compota é da minhas favoritas, tanto que decidi experimentar se era capaz de voltar a sentir os mesmos paladares da minha infância... O resultado foi aprovado...


Nota: retirei esta receita de um site da Internet, (não me recordo qual) mas fiz as devidas adaptações para a mesma se aproximasse o mais possível da receita (perdida) de família.


Ingredientes:

1 kg de abóbora sem casca e sem pevides
500 gr de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
250 gr de amêndoa palitada


Preparação:

Parte a abóbora aos bocados pequenos, coloque num tacho e cubra com o açúcar.
Deixe repousar um pouco, a abóbora vai libertando um pouco de líquido.
Coloque a canela e o limão na panela e leve ao lume médio, mexendo de vez em quando. Quando começar a borbulhar junte a amêndoa. Deixe cozinhar cerca de 45 minutos, mexendo de vez em quando.
Deixe arrefecer um pouco e retire o pau de canela e a casca de limão.
Se preferir pode triturar o doce usando a varinha mágica.
Coloque em frescos e quando frio polvilhe com canela em pó para garantir a conservação.




Bom apetite!

1 comentário:

  1. Visitando o blog... Deu água na boca... meu pai ama fazer geleias com ingredientes diferentes e até exóticos... ele tem uma de figo com nozes que é espetacular... Fiquei com muita vontade de provar a sua compota de abóbora com Amêndoa.. Hummmmmmmmmmmmm. Beijos doces.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas